13.4.15

[Dica de livro] Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos, de Luiza de Souza

Durante as férias de janeiro deste ano em Natal (RN), coloquei os pés em uma livraria sem grandes pretensões de comprar alguma coisa, mas foi questão de segundos até ver uma pilha de Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos. Lá estavam eles, organizadinhos e lindos, em um nível de sedução literária além do normal (vocês também passam por isso quando entram numa livraria?). Foi assim que eu não consegui sair de lá sem um exemplar todo meu para ler e admirar quando desse na telha.

CRCM traz dez contos de amor ilustrados pela Luiza de Souza e começa com um prefácio escrito por Clara Alverduck. É esse prefácio que faz com que o leitor entre no clima da leitura sem demora, quase como um visitante chegando à casa de alguém conhecido há pouco tempo, mas já se sentindo à vontade. Em um piscar de olhos, você começa a se enxergar nos dilemas dos personagens. Impossível não se lembrar das próprias histórias, das próprias alegrias e das próprias dores. Impossível não sentir o coração apertar nos contos cheios saudade ou torcer por aquele amor platônico que nunca sai do bom dia. 

"O amor nunca é rápido demais, as pessoas que inventaram esse mal-costume de se darem conta ou de negar até ser muito tarde"
(Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos)

As ilustrações compõem um ponto essencial e merecem um parágrafo inteiro de elogios. O trabalho da Luiza como ilustradora, que eu já conhecia por causa da página Ilustra, Lu, é fascinante. Os traços apresentam identidade própria, envolvem o leitor ainda mais e entrega uma obra não só linda de ler, mas também de ver. Largar o livro antes de chegar até a última página é quase uma tarefa impossível.

Se você acha que esse livro foi criado apenas para você, dono de um coração maltrapilho, tenho que dizer que você está levemente enganado. Esse livro foi feito para os corações tranquilos, os felizes, os inquietos... Ele foi feito para os corações que brincam, pulam, que sentem, se desmancham e se reconstroem mesmo depois de um tsunami. Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos foi feito para os corações que pulsam de fato, independente de sua condição atual ou do que já esteve em seu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário