26.4.15

Vamos conversar sobre... Relacionamentos e Expectativas



Era um desses dias comuns até demais quando eu estava passeando pelo feed de notícias do Facebook até me deparar com esta frase:

"A mulher certa muda o homem errado".

Estava lá, imponente como uma dessas frases filosóficas que mudam a vida de qualquer ser humano. Eu li, fiz careta, ignorei, voltei pra ter certeza de que não tinha lido nada errado e fiz careta outra vez. Há chances que eu tenha torcido o nariz também, mas nem lembro direito.
Vamos imaginar o seguinte cenário: você conhece uma pessoa e se interessa por ela. Ela também se interessa por você, viva! Decidem começar um relacionamento porque vocês são lindos e jovens, não existem motivos para adiar a felicidade, certo? Certo. 
Sua vida se transforma em um filme de comédia romântica e todo mundo diz que ela te completa e vice-versa, que nem feijão com arroz. Nada poderia ser mais perfeito. Você nem cogita mudar um fio de cabelo sequer dessa pessoa, mas... Bem, a vida seria mais fácil se seu namorado cortasse relações com aquela amiguinha pra sempre. Se sua namorada nunca mais usasse aquela vestido que atrai olhares por onde passa, poderia passear com ela sem preocupações. Se seu namorado resolvesse cancelar definitivamente o futebol de domingo, você seria uma pessoa realizada (São exemplos bem genéricos, mas é só pra dar uma ideia mesmo). 
Peço desculpas por ser a pessoa que vai te falar isso, mas é muito provável que seu namorado ou namorada já tinha essa característica que não te agrada muito. E você aceitou assim mesmo, com defeitos e qualidades - o pacote completo. Querer mudanças a essa altura do campeonato desperta frustração para ambos os lados: você começa a não estar mais tão satisfeita com o relacionamento e ele/ela se pergunta se existe mesmo algo errado em si mesmo. Frustração - ô danada pra dar dor de cabeça!
Ninguém tem direito de exigir mudanças do outro. A vida é do outro, a mente é do outro, os sentimentos são do outro. O desejo de mudança tem que partir dele/dela, não da sua implicância vontade.
O segundo ponto que eu quero contestar (sim, eu sou chata mesmo) são os usos de "certo" e "errado" lá no meio da frase. Então quer dizer que tenho que ser A mulher certa para que, no momento em que encontre um cara errado, eu o mude? Calma aí. Como A mulher certa tem que ser? Não que faça alguma diferença, já que eu não sou essa mulher. Você (ou a sua namorada/amiga/qualquer-modelo-feminino-que-você-esteja-imaginando-nesse-momento) também não é. Essa mania chata de ser certo ou perfeito dá tédio, irrita e cria uma coisa muito problemática chamada EXPECTATIVA. E vocês já conhecem a regra geral da expectativa, né?

                                     

Lide com o fato de que as pessoas têm o direito de não ser como você deseja ou espera - inclusive aquela por quem você se apaixonou perdida e ridiculamente. Lide com o fato de que ela não precisa mudar para satisfazer as vontades dos outros (a menos que queira mudar, por conta própria. Aí já são outros 500). 
Entenda que você não precisa seguir os passos do que julgam certo. A sociedade é louca e nunca sabe o que quer realmente. Acabe com a expectativa de ser o que não é e seja você. A vida já é confusa por natureza, se agarre ao que simplifica e vá ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário