27.4.15

[Dica de livro] Fora de mim, de Martha Medeiros

Respire fundo e pense naquele término complicado pelo qual você passou. Aquele doído e difícil que se assemelhava a um luto causado pela morte de algum ente querido. Calma, não se atreva a voltar pra fossa. Essa pequena retrospectiva foi apenas pra você sentir o clima da obra de Martha.
Fora de mim é o relato de uma mulher que desabafa seus sentimentos logo após um rompimento tão complicado que chega a ser comparado a um acidente de avião. A dor, a agonia e o vazio da personagem é sentido através de casa parágrafo escrito. Aliás, um pequeno detalhe que eu adoro nos primeiros capítulos é a confusa pontuação utilizada por Martha. Os parágrafos se apresentam quase como um bloco único e concreto. Pontos finais, reticências e pontos de exclamação são massivamente substituídos por vírgulas, o que pode ser perturbador para os que respeitam as regras de pontuação se não fosse um motivo: esse é um dos fatores que nos permite sentir a confusão e a dor sentida pela personagem. A confusão que ela transmite é essencialmente humana. Seus questionamentos vão desde o clássico "eu não sou boa o bastante" até o "nunca vou me recuperar", coisa que ela, obviamente, percebe que não passava de uma ótica destorcida devido a um estado de luto.
Com o passar do tempo, a personagem começa a se reerguer, relembrar os acontecimentos e algo engraçado acontece. Antes, impactada com o rompimento brusco, ela recordava apenas as partes boas do relacionamento - e como ela era uma idiota incompetente por ter deixado o amor de sua vida ir embora daquele jeito. No entanto, aos poucos ela relata situações de deixar qualquer um aflito, como crises de ciúme absurdas, que ela justificava para si mesma como "amor demais". Ela começa a perceber que o relacionamento já dava sinais de que não duraria por muito tempo (e, talvez, teria sido até melhor se tivesse acabado antes pra arrancar o bandaid de uma vez - minha opinião). 

"Fugi de você, naquela época em que ainda éramos um casal, porque percebi que nossos beijos haviam virado respiração boca-a-boca, uma tentativa de sobrevivência quando já era tarde demais".
(Fora de mim, página 122)

O livro é sentimental? Sim. É meloso-enjoativo-meu-Deus-tira-isso-de-perto-de-mim-antes-que-eu-me-torne-diabética? De forma alguma. Martha Medeiros é expert em escrever obras que conseguem refletir o íntimo do ser humano sem soar como a rainha do drama. Recomendo todos os seus livros de ficção, suas crônicas e poesias. Na maior parte do tempo, desejo secretamente ser como ela quando crescer, mas isso vocês guardem segredo, por favor. ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário